O RMS Titanic recebeu sete advertências, no dia 14 de abril de 1912, sobre campos de gelo. Sendo:
9h00min
Primeira advertência de gelo enviada pelo navio Caronia que é entregue na sala de navegação a Lightoller:
Navios rumando para oeste reportam icebergs e campos de gelo em 42°N – 49° a 51ºO.
11h40min
Segunda advertência de gelo enviada pelo navio Noordam da Holland-America Line:
Congratulações ao capitão pelo novo comando. Ventos moderados de oeste, tempo bom, nenhuma cerração, mas muito gelo reportado em 42°24' a 40º45'N – 49°50' a 50°20'O.
13h42min
Terceira advertência de gelo enviada pelo navio Baltic da WSL e comandado pelo Capitão Ranson:
Ventos variáveis e moderados, tempo bom, limpo desde cedo. O grego Athenai reportou icebergs e campos de gelo hoje em 41°51'N – 49°52'O. Noite passada falamos com o navio-tanque alemão Deutschland, de Stettin para Philadelphia e com pouco carvão, em 40º42'N – 55°11'O. Favor informar ao New York e a outros navios. Desejamos ao Titanic todo o sucesso.
A posição é 450 km à frente do Titanic. A mensagem é entregue ao Capitão Smith, que ao invés de mandar afixá-la na sala de navegação, entrega-a a Ismay, com quem está a almoçar, na companhia do banqueiro Widener. Ismay lê e, sem nada dizer, guarda-a no bolso.
13h45min
Quarta advertência de gelo enviada pelo navio Amerika:
Dois grandes icebergs foram observados em 41°27'N – 50°8'O.
Um curto circuito no telégrafo ocupa os operadores e o aviso não é encaminhado à ponte.
19h30min
Quinta advertência de gelo enviada pelo navio Californian, navegando de Liverpool para Boston, e dirigida ao Antillian:
Três grandes icebergs em 42°3'N – 49°9'O
Posição 146 km à frente do Titanic. O Californian repete a mensagem, agora para o Titanic. Bride responde: OK, ouvi quando você a passou ao Antillian.
A mensagem é encaminhada à ponte. Aparentemente, quem a recebe não é Lightoller, mas o Quarto Oficial Boxhall, cuja reação é meramente burocrática: assinala os icebergs na carta náutica. O capitão não toma conhecimento.
21h30min
Sexta advertência de gelo enviada pelo navio Mesaba, a serviço da Red Star Line, reportando vastos campos gelados e enormes icebergs em 42° a 41°25'N – 49° a 50°30'O, precisamente na rota do Titanic.
Atarefado com o tráfego e considerando que avisos semelhantes já são conhecidos, Phillips não a encaminha à sala de navegação, deixando-a numa bandeja em sua mesa, sob um peso de papel.
21h38min
O telegrafista Stanley Adams, do Mesaba, envia nova mensagem: está à espera da notícia de que a advertência de minutos antes foi passada ao Capitão Smith. Phillips não responde. Ele continua enviando e recebendo os telegramas sociais dos passageiros, através da estação Marconi de Cape Race, na Terra Nova.
23h00min
Sétima advertência de gelo enviada pelo navio Californian a sétima advertência de gelo. O Capitão Lord informa que seu cargueiro, cercado pelo gelo em 42°5'N – 50º7'O, vai passar a noite ali.
23h10min
Phillips responde: Caia fora. Cale a boca. Estou operando com Cape Race e você está bloqueando meu sinal. E não passa a mensagem recebida à sala de navegação. Evans, por sua vez, não retruca e, durante a próxima meia-hora, irá distrair-se ouvindo o incessante tráfego do Titanic.
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